CALIBRAGENS PRÉ ELEITORAIS – PAÇOS DE FERREIRA
O executivo atual da Junta de Freguesia de Freamunde prometia ser o mais ativo dos últimos anos. Numa freguesia em que os candidatos do PS são mudados como quem muda de camisa, o que no mínimo prova que o PS ou HB não acertam uma, rapidamente o rugido de leão se viu transformado num miar de gatinho de trazer por casa.
As juras eternas, deste conjunto de pessoas, de amor a Freamunde eram diárias. Sempre que acordavam ligavam-se em rede pelo WhatsApp e as primeiras palavras eram para cantarem o hino de Freamunde em uníssono, só depois iam para os seus afazeres.
Andaram anos a fio a participar nas assembleias de freguesia, outros a delas fazerem parte bem como do próprio executivo, muitas vezes abandonando o conforto do lar ou do clube recreativo, para estarem presentes nas assembleias da junta de freguesia.
Os number one da contestação!
Chegados e chegadas às assembleias ou delas fazendo parte, bracejavam, uns, no passado, prometiam amor eterno a Pedro Pinto, outros a Humberto Brito, e outros a ambos, em privado. Diziam-se os number one da contestação e movidos somente pelos interesses do bem comum Freamundense.
Falavam com ímpeto tal que se fazia adivinhar que a qualquer momento sairia uma lambada em qualquer um que fosse contra Freamunde. Eram aclamados entre amigos e retorquiam ” com Freamunde ninguém brinca”.
Prometiam aos seus botões que haveriam de ser uns verdadeiros “José Maria Taipa” ou “Toninhos Correia”, na luta pelos interesses de Freamunde, só perguntando “quantos são, quantos são?”
Iriam ser tão dedicados como esses Presidentes da Junta e tão assertivos como eles eram com Pedro Pinto, pelo menos assim mas, talvez até chegassem a dar uns açoites a Sauron, o senhor sombrio que possuí o anel do poder, pois Freamunde é terra revolucionária que não se acanha a Carvalhosa ou qualquer outra terra.
Quando HB entendeu que havia necessidade de mudar de candidato à junta, em 2021, vá-se lá saber porquê, e sem ninguém perceber as verdadeiras razões e depois de devidamente acautelado o processo e os interesses do anterior, eis que Humberto Brito pensou em organizar um verdadeiro grupo, líderado por um dos fregueses mais ativos das assembleias de freguesias dos últimos anos. A voz mais temida, que, de resto, também terá sido sondada pelo PSD, pois quem muito faz barulho talvez trabalhe muito pela terra.
Depois que o PS – HB soube de uma célebre reunião em que o candidato do PSD o tentara levar para as suas hostes, também em 2021, o contrato tinha que ser feito. Este era o sinal pois tudo o que vem do PSD é produto apetecível para HB.
(Os traumas da rejeição são histórias que perduram na nossa memória e uma das frequentes consequências para quem as sofre é passar a desejar tudo o que quem o rejeitou pode possuir. Assim é HB.)
As promessas de uma reforma dourada, de uma reforma antecipada estava em cima da mesa. Era assim constituída a equipa pelo atual Presidente da Junta, ou melhor, por HB sob o olhar de Arménio Ribeiro.
Uma equipa de raparigas e rapazes simples e Freamundenses dos “quatro costados”. Mas, depressa deslumbram-se pelo poder, começam a ganhar gosto às palmadinhas nas costas, vinham felizes das reuniões na câmara municipal mesmo que trouxessem uma mão cheia de nada.
Um dia alguém lhes lembrou, atenção que José Maria Taipa ou Toninho Correia nunca vinham contentes das reuniões com Pedro Pinto. Azar para o autor dessa lembrança, passou a tomar café todos os dias sozinho e foi impedido de cantar o hino de Freamunde a cada manhã.
Freamunde foi ficando esquecido,: –
- o quartel da GNR passou a ser assunto tabu, e proibido de ser abordado junto do mestre,
- a casa da cultura uma miragem disfarçada sob a forma de contratos de promessa que provocava o riso entre camaradas do próprio partido,
- os bairros sociais sem planeamento e afastados da sede do concelho passaram a ser aceites com naturalidade,
- a piscina ao ar livre passou a ser a única e verdadeira exigência mas não era preciso que tivesse o bom gosto da de Paços de Ferreira ou Paredes, aqueles amarelos, que aos olhos da junta de freguesia eram já violeta.
Uma sede para a junta de freguesia, substituindo o indigno e atual posto dos correios, passou a ser algo que se resolvia com mais uma divisão de pladur no posto dos correios, a pista de atletismo nem pensar ser uma promessa cumprida, não fossem os louros da medida irem parar a Paulo Carvalho o candidato à junta de freguesia de Freamunde pela CDU em 2025.
Tudo era tão belo e tudo o vento levou.
O importante era o dinheirinho no final do mês, as férias espelhadas nas redes sociais e aparecer nas fotos ao lado do Sr. Presidente.
Já agora, não temos qualquer dúvida que estes Freamundenses desejarão que Freamunde seja elevado a concelho e que, em breve, o vão declarar publicamente
De 0 a 4 valores damos 1.2 valores
Por Templário –
- Artigo redigido sob pseudónimo, com autor identificado pelo editor de www.pacoslook.pt PARA perceber por que acontece isto no nosso concelho deve ler A PEIDA