“É o grande dever do jornalismo fazer conhecer o estado das coisas públicas, ensinar ao povo os seus direitos e as garantias da sua segurança, estar atento às atitudes que toma a política estrangeira, protestar com justa violência contra os actos culposos, frouxos, nocivos, velar pelo poder interior da pátria, pela grandeza moral, intelectual e material em presença de outras nações, pelo progresso que fazem os espíritos, pela conservação da justiça, pelo respeito do direito, da família, do trabalho, pelo melhoramento das classes infelizes.” (Eça de Queirós, Jornal Districto de Évora, nº 1, 6 de Janeiro de 1867)
O Estatuto editorial de PACOSLOOK
PACOSLOOK – O PODER DOS FACTOS é uma expressão pública da vida democrática no município de Paços de Ferreira
na defesa:
– da liberdade dos cidadãos e das suas organizações
– da igualdade de oportunidades dos munícipes na relação com o poder local
E no respeito:
– da personalidade dos cidadãos
– das suas opções pessoais e comunitárias
Nestas circunstâncias define-se como jornal digital que opera nas seguintes condições:
1 – Jornal digital que se orienta pelos princípios das liberdades de expressão e de informar, do pluralismo e da independência e se subordina à ética da deontologia do jornalismo, recusando o sensacionalismo em defesa dos valores democráticos.
2 – Privilegia, no seu conteúdo, a informação de qualidade, isenta, rigorosa e diversificada, que possibilite e garanta a expressão e o confronto das diversas correntes de opinião, no respeito pelos direitos humanos e pelo interesse público.
3 – Assume-se como independente de qualquer doutrina ou ideologia, do poder político e económico, de partidos ou associações políticas, patronais, sindicais ou profissionais, bem como de entidades financeiras, desportivas ou culturais.
4 -Depende do mercado, mas, nos seus compromissos comerciais, salvaguardará e protegerá sempre os valores éticos e deontológicos do jornalismo, no entendimento de que notícias e publicidade têm de estar escrupulosamente separadas.
5. Compromete-se nos seus conteúdos, ao reforço territorial e cultural do município de Paços de Ferreira e a um olhar atento sobre o Mundo, contribuindo assim para uma opinião pública informada.
6 – Exercerá a sua atividade com sentido de responsabilidade e espírito de tolerância, atendendo às exigências do pluralismo e ao direito de expressão das minorias, recusando quaisquer incitamentos à prática de crimes ou à violação de direitos fundamentais, bem como quaisquer tentativas de influência ou de censura.
7- Reconhece o direito de resposta, nas condições estipuladas pela Lei, a qualquer pessoa ou instituição cujo bom nome e reputação se possam considerar afetados por informação inverídica ou errónea veiculada nas notícias que emite.
8 – Observará, na linha de orientação da atividade informativa, os princípios éticos do Código Deontológico e as normas do Estatuto do Jornalista.