O Cardeal Dom Américo esteve no congresso do PCP. O bispo de Setúbal, Américo Aguiar, afirmou que esteve presente pela importância de os partidos estarem próximos das pessoas e admitiu que poderá também comparecer num congresso do Chega ou do BE.
“Estou aqui, hoje, como amanhã poderei estar no congresso do Chega, do PSD, do PS, do Bloco de Esquerda, da Iniciativa Liberal ou do PAN. Acho que não esqueci nenhum”, respondeu.
Esta presença que aconteceu a convite do partido foi mais um episódio de Dom Américo que aproveita as oportunidades públicas (sociais ou eclesiais) para anunciar as suas preocupações eclesiais, na linha da perspectiva do Papa Francisco.
O perdão de dívidas
Entretanto na semana passada Dom Américo anunciou que a diocese de Setúbal tinha decidido perdoar as dívidas num ato de perdão e de reforço de esperança dirigido às pessoas em situação de dificuldade financeira e que sobretudo durante o COVID recorreram ao apoio da diocese.
Na mesma ocasião, o bispo de Setúbal referiu que as IPSS e Misericórdias deveriam assumir idêntica atitude. Este “misericórdia” de Dom Américo deve contudo ser tida em conta no contexto que o levou há meses a considerar que as IPSS de Setúbal precisariam de um apoio de milhões a ser concedido pelo Governo dada a fragilidade financeiras das instituições.
Necessário pois o acerto metodológico entre a “economia da salvação” e a “economia real”, inspirada esta apenas na frieza da sabedoria do Excel.
Por Arnaldo Meireles