A localização do futuro quartel da GNR é contestada pelo PSD por “prejudicar” o parque urbano – relembrou esta semana o partido social-democrata numa posição que vem do tempo da última campanha eleitoral.
Em comunicado considerou o partido que “Freamunde e os Freamundenses não podem mais uma vez assistir à destruição do seu património”
O executivo PS está em vias de prejudicar o Parque de Lazer de Freamunde com a instalação do novo posto da GNR nos seus terrenos. A localização deste edifício vai comprometer a que, no futuro, o parque possa ter as desejadas zonas desportivas ao ar livre e piscinas exteriores.
O PSD Paços de Ferreira sempre defendeu e defende a construção de um novo posto da GNR em Freamunde para substituir o atual. Aliás, os candidatos à Câmara Municipal e Junta de Freguesia do PSD, no programa eleitoral das últimas eleições autárquicas, apresentaram um local alternativo. Mas se recuarmos ainda mais, já em 2013 o PSD disponibilizou parte das antigas escolas de Santa Cruz, em Freamunde, para a instalação da GNR.
Entendemos que o local mais adequado para a instalação do novo posto da GNR deveria ser em zonas envolventes à Escola Secundária ou à EB 2/3 de Freamunde.
Ficámos muito surpreendidos com a vontade deste executivo PS na Câmara Municipal de avançar para a instalação do novo posto da GNR de Freamunde em terrenos que hoje servem o Parque de Lazer de Freamunde. Não podemos concordar com esta intenção do executivo PS porque a instalação do edifício irá desvirtuar por completo o ordenamento daquele local que, como sabemos, está equipado com espaços verdes do parque de lazer e com a piscina Municipal.
Estranhamos também que na última Assembleia da Freguesia de Freamunde, o Sr. Presidente de Junta de Freamunde tivesse afirmado que andava à procura de outros terrenos em Freamunde. Talvez por isso, as notícias publicadas na imprensa afirmavam que o posto da GNR já não ia ser construído, vieram precipitar a instalação do posto num local em que o próprio PS sabe que não é o adequado.
Para além disso, é do conhecimento geral que o espaço que se agora pretende alienar foi adquirido para a construção das piscinas municipais, um projeto que tinha como objetivo a construção de piscinas exteriores e zona desportiva, sempre defendidas em vários atos eleitorais também Partido Socialista, mas que, com esta decisão, ficam prejudicadas. Com esta decisão o Partido Socialista desistiu de dotar o Parque de Lazer de Freamunde das mesmas valências que outros parques do concelho.
__________________________
pacoslook, o poder do factos