Pela mobilidade sustentável:
Estamos a pedalar em sentido contrário…
Os congestionamentos e o aumento da poluição são uma das grandes consequências para a degradação do meio ambiente!
Numa altura em que o conceito ” mobilidade sustentável ” tem se destacado, sendo uma mudança fundamental para enfrentar o aumento da poluição das grandes cidades.
Um sistema de transporte mais funcional, menos poluente e eficaz, é essencial, e esse é o verdadeiro significado do conceito de mobilidade sustentável.
Faro, Almeirim, Vila do Conde, Setúbal, Coruche, Vizela são algumas das muitas cidades que disponibilizaram às populações uma rede de uso partilhado de bicicletas.
A oferta de bicicletas elétricas partilhadas serve hoje de estratégia de mobilidade em toda a Europa. A aposta nos modos suaves de transporte teve um grande crescimento na última década, fruto também da evolução tecnológica.
As dificuldades verificadas no passado, em territórios com desníveis acentuados, ficaram ultrapassadas com os novos modelos de bicicletas elétricas, sendo hoje possível circular por uma grande ou pequena cidade com facilidade e sem grande esforço físico.
Proposta do PSD
Nas últimas eleições, o PSD apresentou como proposta equipar todos os centros escolares com bicicletas, no âmbito do projeto ‘Primeiros Passos’. Uma medida que visava em primeiro lugar dotar os jovens da capacidade para andar de bicicleta, mas também adquirirem os conhecimentos necessários para a sua utilização na via pública, criando desta forma condições para o uso regular deste meio de transporte, em crescimento em Portugal e em toda a Europa, como opção também no nosso concelho.
Assim, a proposta apresentada pelo PSD vai ao encontro das novas formas de vivência urbana, preparada para os desafios de descarbonização que vamos enfrentar, tornando as cidades mais verdes e amigas do ambiente.
Contudo, para alcançar estes objetivos, é imperativo que as requalificações urbanísticas em execução e as que venham a ser projetadas tenham em conta estes modos suaves de transporte, criando vias direcionadas para o efeito, não apenas nas ligações entre freguesias, mas também e, em especial, nos centros urbanos.
Hoje, é preciso ir mais longe do que os passeios largos.
Silvia Ferreira, Vereadora do PSD
__________________________________________