Líder chinês fala com presidente da Ucrânia – O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, disse que ele e o líder chinês Xi Jinping tiveram um telefonema “longo e significativo” na quarta-feira, naquele que foi o primeiro contato conhecido desde que a Rússia invadiu a Ucrânia há mais de um ano.
A ligação de uma hora ocorreu dois meses depois que Pequim, que há muito está alinhada com a Rússia, disse que queria atuar como mediadora e um mês depois que Xi visitou Moscovo. A ligação também coincidiu com indicações de que a Ucrânia está a preparar as suas forças para uma contra-ofensiva militar.
Zelenskyy mostrou-se otimista com a conversa, que lhe deu a chance de inserir os seus pontos de vista no que havia sido um diálogo bilateral entre Moscovo e Pequim. O presidente russo, Vladimir Putin, está ansioso para manter Xi por perto como contrapeso aos Estados Unidos, que se aliaram à Ucrânia.
“Acredito que esta ligação, assim como a nomeação do embaixador da Ucrânia na China, dará um forte impulso ao desenvolvimento de nossas relações bilaterais”, disse Zelenskyy no Facebook.
Uma leitura oficial no seu site chamou a conversa de “produtiva” e disse que abre caminho para “possível interação com o objetivo de estabelecer uma paz justa e sustentável para a Ucrânia”.
Zelenskyy enfatizou a necessidade de recuperar todas as terras ucranianas e afirmou: “Não pode haver paz à custa de compromissos territoriais”.
A declaração do ministério atingiu um tom positivo, concordando com a insistência de Kiev de que seu território não pode ser dividido pelas anexações da Rússia e deixando claro que Pequim valoriza os seus laços de longa data com a Ucrânia.