Esta data também é uma oportunidade para meditarmos acerca das virtudes deste que foi o último e maior dos profetas, anunciador do “Cordeiro de Deus”.
São João, que é primo do Senhor, anunciou que Jesus era o salvador quando ainda estava no ventre da sua mãe, Santa Isabel, quando da visita da Virgem Maria. Naquele encontro ele exultou de alegria como nos é narrado no Evangelho de segundo Lucas: “logo que a tua saudação chegou aos meus ouvidos…” .
O testemunho da verdade foi a vocação desse grande santo mesmo diante da prisão e martírio, a mando de Herodes. Como modelo de profeta, São João nos ensina a passar pelos desertos da vida com fé e esperança, ter coragem para anunciar a Cristo denunciando as injustiças, aplainado os caminhos do Senhor por onde formos, mas sobretudo, anunciando a conversão. Batizando nas águas do rio Jordão nos lembra que o profetismo é mensagem de esperança e de vida nova.
Aprender a atravessar os desertos da vida
Com São João aprendemos a passar pelos desertos da vida. No deserto, muitas vezes, somos tentados a nos perder em projetos pessoais que tendem a colocar-se acima do amor aos irmãos, gerando divisão, perseguições e a aridez nos corações.
É nessas horas de provação que a oração nos ensina a ouvir e anunciar a voz de Deus, assim como São João: “Eu sou a voz que clama no deserto…”. Ouvir o Senhor que nos diz a cada momento “Coragem, sou eu, não tenhais medo” é ter a consciência que o caminho da cruz é a via única para seguir a Jesus até a glória da ressurreição.
..
Artigo original em https://religiolook.pt/