A Ex.ma Câmara anunciou que o executivo reuniu em Arreigada, em formato de reunião pública e agradeceu ao presidente da junta Joaquim Sérgio “pela maneira cordial com que recebeu o Executivo Municipal”.
Não sei se foi pela toalhas vermelhas, mas o que a Mosca sentiu foi um ambiente muito turvo e até ciumento, pois vá lá saber-se porquê, o Vice não gostou nada de ter visto o chefe laranja num programa da tarde da RTP…
Dirá o leitor, o que tem uma coisa a ver com a outra? De facto, nada; mas no nosso executivo é assunto de estado (paranóia!?) e tudo indica que o poder gostaria que a RTP lhe tivesse ligado para saber “se era conveniente, nesta data, entrevistar o líder da oposição”.
Ou, à falta de melhor, ser a Câmara informada em que circunstâncias o Vice vai ser também entrevistaddo (mesmo que não tenha assunto) para equilibrar a “igualdade de oportunidades”.
Acontecido isto – que escapou, não se sabe muito bem, à vinha do Senhor – os ânimos foram assim a modos de rapsódia animada no início da tal sessão cordial, mas tudo acabou por acalmar. E mais vale, pois até finais de 2025 touradas não faltarão, a avaliar pela carruagem.
As boas novidades
Mais sereno, recebeu o Vice a confirmação da sua promessa depois das eleições de 2021. Sim, foi ele que anunciou em primeira mão que o concelho iria ter um “Novo Centro de Saúde, com urgência e tudo” e até explicou que a necessidade se baseava na “má localização do actual centro de saúde” (A gente regista).
E foi assim que no sábado ficou o povo informado de que: “Acaba de ser lançado pelo Governo o aviso, no âmbito do PRR, para a construção do nosso novo Centro de Saúde, conquistando, Paços de Ferreira, o maior investimento no distrito do Porto e o terceiro maior em todo o país!
Ele merece esta alegria, pelo menos por agora, pois a avaliar pelas primeira reacções se percebe que qualquer utente desta nossa praça já percebeu onde está o busílis…Ora Veja:
Dr. Paulo, o problema não está nas instalações, mas sim nos meios humanos. Precisamos de médicos e um serviço SAP que funcione 24h. Essas novas instalações contemplam esta situação?
Falsas urgências entopem o serviço do CHTS, é vergonhoso só conseguir uma consulta com um médico de família para só daqui uns meses.
É vergonhoso ter uns exames para mostrar a um médico, e ter de esperar que algum médico, um qualquer, veja e se dê ao trabalho de contactar com o utente.
Que interessa novas instalações se os médicos não param em Paços de Ferreira?
Desde que o meu médico de família se reformou, já fui atendida por 6, e não sei se vai parar por aqui.
É triste que o povo só se preocupe com festas e obras para embelezar a nossa cidade, mas em contrapartida nem todos os pacenses tem médico de família ou são atendidos quando precisam.
Com tudo não deixo de dar os parabéns por conseguir o investimento.
Becas Anabelasem novas instalações é impossível alargarmos valências, horários e criação de novos serviços. É por isso que temos desde sempre lutado e hoje o nosso concelho foi contemplado com esta tão aguardada notícia.
Agora que estamos “esclarecidos” pelo Vice perguntemos nós:
– Oh Senhor Vice, nas actuais instalações tem centenas de metros quadrados às Moscas (disto sei eu!): se a questão é espaço para ter valências…. então não o tem já lá?
Ora se nós sabemos disto, V Excia também o sabe, não é?
Quer dizer, pode V. Excia o Vice explicar de facto por que razão se decidiu por um Novo Centro de Saúde, depois das eleições de 2021, sem que disso tivesse o PS e V.Excia dado qualquer nota?
Já agora, para terminar que quero ir à feira de artesanato a Freamunde, estará no entendimento de V. Excia cumprir as promessas eleitorais feitas ou está empenhado apenas nas novas, apostas aliás que ninguém pediu!?