MOSTEIRO DE SÃO PEDRO DE FERREIRA
O Mosteiro de São Pedro de Ferreira – A origem da igreja do Mosteiro de São Pedro de Ferreira remonta ao século X, tendo por base a referência que lhe é feita no testamento de Mumadona Dias, datado de 959.
O templo atualmente existente começa a ser construído em 1182, podendo identificar-se elementos de uma primeira igreja românica que terá sido construída entre finais do século XI e inícios do século XII.
O Mosteiro integra a Ordem dos Cónegos Regrantes no século XIII, entre 1258 e 1293, que se extingue no século XV quando deixa de pertencer aos cónegos e passa para a alçada do Bispo do Porto, incluindo o couto e as propriedades adjacentes.
Este monumento constitui um caso único no românico português, ao ser precedido por um nártex cercado por um muro, um campanário de dois vãos e cimalha de duas águas. Esta estrutura corresponderia à ante-igreja de função funerária, de cujos túmulos restam duas peças funerárias: um sarcófago trapezoidal e a tampa de sepultura com uma estátua jacente de João Vasques da Granja.
Este é um dos Mosteiros que integra a Chamada Rota do Românico (Rota do Vale do Sousa) (http://www.rotadoromanico.com/)
(41°15’52.96″N 08°20’37.79″W) Ferreira – Paços de Ferreira – Porto – região de Entre Douro e Minho – Portugal
“A amizade é assim, tem sempre dois lados e devemos realçar o melhor.“ – Pepetela
#Igreja #MosteiroDeSaoPedroDeFerreira #PacosDeFerreira #Romanico #Medieval #Rotadoromanico #Douro #Ferreira #RegiaoEntreDouroeMinho #Norte #Porto #Portugal #Portugalcomefeitos
AUTOR: ©Daniel Jorge https://www.facebook.com/fotos.djtc
–
Mosteiro de São Pedro de Ferreira
pacoslook o poder dos factos