Anunciados em 2020…. começaram a ser instalados os primeiros 7, de um total de 26 Desfibrilhadores Automáticos Externos, no concelho de Paços de Ferreira.
Os primeiros locais a receber este equipamento foram as Escolas Secundárias de Paços de Ferreira e Freamunde, Escola Profissional Vértice e as 4 EB 2,3 do concelho – informou a CMPF segundo a qual:
À medida que a formação dos 180 manuseadores destes equipamentos for sendo concluída (permitindo que em todos os locais onde estes equipamentos estiverem instalados haja sempre pessoas habilitadas a utilizá-los), os restantes 19 desfibrilhadores serão a seguir instalados em todos os campos de futebol do concelho, Pavilhão Municipal de Paços de Ferreira, Pavilhão Municipal de Modelos, Pavilhão de Arreigada, Pavilhão de Moinhos, Piscina Municipal de Paços de Ferreira, Piscina Municipal de Freamunde e Câmara Municipal.
Ao todo, serão 26 aparelhos eletrónicos portáteis com bateria, próprios para serem utilizados por operadores não especializados, que se aplicam no tórax da pessoa com fibrilação cardíaca.
Em Portugal ocorrem, todos os anos, cerca de 10 mil casos de paragem cardiorrespiratória, com uma taxa de sobrevivência de apenas 3%. A disponibilização rápida de um desfibrilhador permite aumentar, e de forma substancial, a taxa de sobrevivência das vítimas.
________________________________________________