A festa da “Candelária” é celebrada no dia 2 de fevereiro, coincidindo com a celebração da “apresentação do Senhor” e com a “purificação” ritual de da Virgem Maria. Em meados do século V, esta celebração era conhecida como as “festa das luzes”.
Segundo o tradição, as mulheres que tinham filhos deveriam deslocar-se ao Templo, quarenta dias após os nascimento, para apresentá-las ao sumo-sacerdote e oferecer os seus sacrifícios. 40 dia após o nascimento de Jesus, Maria e José ter-se-ão dirigido ao templo para esse efeito e daí surgiu a Festa da Apresentação de Jesus no Templo e também a festa da Purificação de Nossa Senhora.
Para assinalar esta data, há paróquias que realizam eucaristias destinadas às crianças e ainda procissões com velas acesas durante o percurso que simbolizam o caminho de Marua até ao Templo.
Há ainda uma crença popular relacionada com o estado do tempo. “Se a Senhora das Candeias chorar – isto é, se chover neste dia – está o inverno a passar; se está a rir – dia de sol – está o inverno para vir”.
pacoslook – letras com tradição
Foto: in SENHORA DAS CANDEIAS