Na Assembleia Municipal de Dezembro de 2023, o Exmo. Senhor Presidente da Câmara repetiu à exaustão que este PSD é a pior oposição desde o 25 de Abril. Como compreenderão, não concordo com o Exmo. Senhor Presidente da Câmara. No entanto, em qualquer assunto há sempre dois pontos de vista e compreendo que o Exmo. Senhor Presidente da Câmara de Paços de Ferreira tenha esta opinião.
Afinal, este é o PSD que, enquanto acompanhava o processo da ETAR, questionou repetidamente porque é que a ETAR não estava a funcionar e o que se passou com uma obra de 5 milhões de euros para demorar tanto a mostrar resultados… mesmo quando lhe garantiram que a ETAR estava a funcionar, que em breve poderíamos beber água diretamente da ETAR e nos davam inúmeras desculpas, o PSD questionou, exigiu explicações e respostas. Admito que seja incómodo.
Este é o PSD que, na campanha de 2017, apresentou como uma das propostas o Cheque Bebé, medida que foi ridicularizada pelo PS. Acredito que seja difícil admitir que uma das medidas bandeira da campanha do PS de 2021 é, afinal, uma proposta da Oposição.
Este é o PSD que, em Abril de 2020, em pleno inicio da Pandemia, avançou logo com a proposta de isenção da derrama para as nossas empresas. Deve ser complicado explicar porque é que em Abril esta medida foi apelidada de irreal, para depois a aplicar em Novembro de 2020, quando a situação pandémica em Paços de Ferreira atingiu o seu ponto mais complicado.
Este é o PSD que esteve dois anos a chamar a atenção para a necessidade de aprovar a Estratégia Local para a Habitação e não deve ser agradável ter que levar este documento a votação “às pressas” depois de o líder da Oposição, na Comunicação Social, denunciar o atraso e chamar a atenção para os efeitos nesse atraso, nomeadamente o atraso na remodelação dos Bairros Sociais.
Este é o PSD que chama a atenção para o facto de três dos Presidentes de Junta eleitos pelo PS serem, atualmente, assessores na Câmara Municipal e que esse facto levanta muitas questões de transparência. É óbvio que não dá jeito ter que explicar algo deste género e é mais fácil dizer que tudo não passa de ataques pessoais.
Também foi um incómodo muito grande para o Exmo. Senhor Presidente ter sido questionado até à exaustão na última Assembleia Municipal sobre quando é que as creches nos centros escolares vão estar a funcionar. Afinal, esta é uma medida de que este Executivo lança mão sempre que quer vangloriar-se dos seus feitos, mas a verdade é que, até ao momento, as nossas famílias continuam à espera.
Infelizmente, para esta questão como para muitas outras, não obtivemos resposta do Executivo.
Sim, de facto, para o PS esta é a pior oposição de sempre! Simplesmente porque está a fazer o seu trabalho…
—
Por Joana Araújo, líder da bancada do PSD na Assembleia Municipal
Texto publicado na página oficial do PSD e originalmente editado em “Gazeta de Paços de Ferreira”