O concurso público de conceção para a elaboração projeto do conjunto habitacional de Freamunde foi publicado quinta-feira no Diário da República
Será localizado na freguesia do mesmo nome, junto à Rua da Escola Secundária. É limitado a sul pela referida rua, a nascente pela Rampa do Cortinhal e a poente e a norte por terrenos propriedade de particulares.
O local a intervir, propriedade do Município, foi objeto de um Protocolo de cedência ao IHRU, I.P., em direito de superfície, por 75 anos. O terreno tem uma área de 5.978,6 m2, onde serão construídos edifícios com um máximo de 6 pisos acima da cota de soleira, a que acrescerão pisos enterrados para estacionamento e arrecadações.
O empreendimento destina-se a criar condições para o aumento da oferta de arrendamento acessível e deverá cumprir as disposições do regime da habitação a Custos Controlados.
O valor estimado da construção é de 9.056.200 € + IVA, prevendo-se que o investimento total do IHRU, I.P., nesta operação seja de 11 milhões de euros.
Tendo em conta que serão construídos 60 apartamentos, é de atribuir o valor de construção por apartamento de 150.000 euros. Uma taxa de 2% permitirá um aluguer próximo dos 300 euros. Mas o valor poderá ser mais baixo depois de ser conhecida a taxa de referência a praticar pelo IRHU
Este concurso conta com a assessoria da Secção Regional Norte da Ordem dos Arquitetos e com o apoio e a colaboração do Município de Paços de Ferreira.
______pacoslook, o poder dos factos